Americana se tornou a segunda cidade brasileira a regulamentar a obrigatoriedade

Em março, Americana se tornou a segunda cidade brasileira, depois de São Paulo, a regulamentar a obrigatoriedade das empresas distribuidoras de combustível a fornecer o diesel S-50.

Com 11 votos favoráveis e uma ausência em primeira discussão, a Câmara de Americana aprovou a proposta do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB).

De acordo com o autor da propositura, a lei foi criada para atender a resolução número 315, emitida em 2002 pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que estabelecia prazo até 2009 para que a quantidade de enxofre fosse reduzida no diesel fornecido nas regiões metropolitanas.





“As cidades não se preocuparam com a resolução do Conama e era preciso ser feito algo. A partir do momento que se reduz a quantidade de enxofre no diesel, se diminui a poluição causada na fumaça que sai dos caminhões e ônibus. E isso faz bem para todo mundo em geral. É bom para a nossa respiração e evita fenômenos como a chuva ácida”, comentou Sacilotto.

Para os veículos do transporte coletivo e de cargas com sede em Americana, a lei define como obrigatória a utilização do diesel menos poluente a partir de 1º de julho deste ano.

Como penalidade, a matéria prevê a aplicação de multa de R$ 1 mil por infração e o dobro em caso de reincidência, tanto para as distribuidoras quanto para as empresas de transporte coletivo e de cargas.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário