Cartórios eleitorais já treinam mesários na região de Americana

Os cartórios eleitorais da RPT (Região do Polo Têxtil) estão ministrando os treinamentos para os mesários convocados e voluntários que irão trabalhar no pleito eleitoral desse ano. Em todo o Estado de São Paulo, serão treinados cerca de 400 mil mesários.

“O trabalho do mesário é fundamental. É ele quem recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para votar. Também é ele quem garante o sigilo do voto e a tranquilidade no dia de votação”, explica a chefe de um cartório eleitoral em São Paulo, Sandra Intakli de Souza.

Os treinamentos, que têm em média duas horas de duração, visam capacitar os novos mesários e fazer uma reciclagem nos procedimentos de rotina, necessários para o dia da votação.

Desde 2004, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) implantou o “Programa Mesário Voluntário”, e este ano recebeu mais de 44 mil inscritos em todo o Estado. O objetivo principal do programa é atrair os eleitores para participar de forma espontânea nas eleições.





“O número de mesários voluntários tem crescido cada vez mais, porém, é importante ressaltar que depois de nomeados, os voluntários têm as mesmas atribuições dos mesários convocados, e sua presença no dia da eleição é obrigatória”, esclarece Sandra.

O Programa Mesário Voluntário já obteve êxito ao firmar convênios com renomadas Instituições de Ensino, como a PUC (Pontifício Universidade Católica) e a USP (Universidade de São Paulo), entre diversas outras, para inclusão dos estudantes universitários e com os órgãos públicos para a divulgação das ações do programa entre servidores ativos e inativos.

Os interessados em aderir ao programa precisam se cadastrar pela internet, diretamente no site do TRE. Não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau. Os voluntários também precisam ter mais de 18 anos.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário