Ciclo de palestras para cuidadores de idosos acontece em março no posto médico do Jd São Paulo, em Americana

O Centro de Assistência à Família e ao Idoso (CAFI), posto médico no Jardim São Paulo, promove a partir de 06 de março o II Ciclo de palestras para cuidadores e familiares de idosos. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro no CAFI, localizado na Rua das Poncianas, 900 – Jardim São Paulo.

O Ciclo de palestras é aberto aos familiares e cuidadores de idosos, além da população em geral, e tratará de temas como problemas na memória, fonoaudiologia, medicamentos, aspectos sociais, terapia ocupacional, primeiros socorros, nutrição e estresse.

Daiana Zucaratto, assistente social do posto médico, comentou que as palestras serão coordenadas pelo Serviço Social e ministradas pelos profissionais da rede de saúde. “O objetivo é informar e orientar o cuidador da pessoa idosa sobre o processo de envelhecimento, aspectos sociais, cuidados no domicílio, prevenção e controle de doenças”, disse. Para ela, é um momento para os participantes obterem informações e esclarecimentos sobre cuidados diários dos idosos.

A programação tem início no dia 06 de março com a palestra Problemas de memória, depressão e demência com geriatra Dr. Herbert Rodrigues. No dia 07, a fonoaudióloga Sandra Possobon abordará Fonoaudiologia e o Idoso. A farmacêutica, Eliane de Fatima Dacone Damas, orientará sobre medicamentos no dia 13 de março. Daiana Zucaratto, assistente social, ressaltará no dia 14 os aspectos sociais da família e do idoso.





Dia 20, Terapia Ocupacional com Idosos será o tema da palestra da terapeuta ocupacional, Rosana Botter Lopes Rodrigues. Dia 21, a enfermeira Fernanda Peruchi orientará sobre primeiros socorros e cuidados de enfermagem. Já no dia 27, Fabiaba Queiroz, nutricionista, ressaltará os aspectos importantes para a nutrição do idoso. E, para finalizar a programação do Ciclo de palestras, o psicólogo Ricardo Apolinário abordará psicologia e o estresse do cuidador. Os encontros acontecem às 14 horas, no Centro Comunitário, localizado ao lado da unidade de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3407-4856.

Fabrizio Bordon, secretário de Saúde, comentou que a ideia da Secretaria de Saúde é transformar os cuidadores em multiplicadores de informação. “A educação em saúde é fundamental. E o cuidado com os nossos idosos deve ser tema de reflexão da mesma forma em que pensamos no nosso futuro. A população envelhece e precisa de cuidados e de cuidadores e por essa razão é necessário preparar as pessoas para assumir esse papel”.





Deixe seu comentário