Desfile de Carnaval registra 30 mil foliões em Americana

O publico já aglomerava a Passarela do Samba por volta das 19h da noite de segunda-feira. As arquibancadas, aos poucos, iam ficando lotadas, assim como os vãos abertos entre uma arquibancada e outra, local para o pessoal assistir em pé a festa. O desfile, ajudado pela ausência de chuva, começou por volta das 20h com a comissão de frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e um carro alegórico com o Rei Momo, Rainha do Carnaval e a Miss da cidade. Logo atrás quatro figurantes homenageavam a Escola de Samba Meninão, muito popular nos anos 60 e 70.

Emocionado, Ary Cia, fundador da Meninão, assistia o cortejo no palanque das autoridades junto com o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo. “Me dá vontade de ir para avenida”, disse entusiasmado. “Estou muito feliz com o que estou vendo. Aqui está parecendo uma passarela de cinema”. O antigo folião recebeu da diretora de Turismo da Sectur, Maria Amélia Moscom, um troféu comemorativo e de José Vicente, uma placa. “Isto representa um resgate do carnaval de Americana”, comentou o Secretário.

A Escola de Samba Imperador do Zanaga, do grupo de acesso, com cerca de 110 figurantes na Avenida, fez um carnaval com o tema, “A Amazônia é cheia de segredo, e com certeza não cabe no resumo de um”. Explorando as belezas naturais da Amazônia a escola passou pela passarela do samba empolgada, cantando o samba e dançando. Meso sem a exigência do regulamento para as escolas de acesso A Imperador abriu o desfile com um carro alegórico com a figura de um índio. A agremiação veio com uma bateria forte, mais um carro alegórico mostrando uma cabana, mestre sala e porta bandeira e as baianas em tons de roupa amarelo/azul e branco.

A Independente do Salto Grande, também do grupo de acesso, puxou o enredo, “O despertar do Dragão”. Os 130 figurantes de várias alas – oxum, pescadores, baianas, poluição, alegria e capoeiristas – entraram na passarela com a ala de Oxum em tons laranja e amarelo.





O público, animado, acompanhava atentamente a evolução das escolas. A Receita do Samba, mais tradicional escola de Americana, fez um carnaval colorido com o tema “Luz de ontem, hoje, de sempre, da vida: brilhou e explodiu na avenida”. A comissão de frente da agremiação apresentou fantasias de luxo em tons brilhantes de branco, vermelho e amarelo. A Rainha da Bateria, com muito samba no pé, chamava o público para dançar.

A campeã, Imperatriz, entrou na avenida por volta das 23h, com muitas fantasias luxuosas. A comissão de frente em tons de azul, branco e amarelo, muito animada, mostrava que a escola veio com garra para vencer o Carnaval 2011. A ala das baianas, bem ensaiada, com muito samba e entusiasmo, levantou alguns setores das arquibancadas. A bateria fechou o desfile da escola.

Escolas querem mais apoio da comunidade
Feliz, Pires Lembra que dos quatro carnavais que tinha disputado conquistou o título em três. A escola foi fundada em 2007. “Nós éramos da Tigreleza. Saímos para formar a Imperatriz. Já em 2007, no primeiro carnaval, ficamos em segundo lugar, disputando com quatro escolas”. Em sua opinião a Imperatriz Americanense, que tem sede em Carioba, é uma escola da cidade já que reune foliões dos Bairros Parque Novo Mundo, Zanaga, Parque Gramado, Vila Jones e até pessoas de Santa Barbara e Nova Odessa.

Neste Carnaval, Pires teve apoio de oito pessoas. Todos trabalhavam à noite. Segundo ele não existe na comunidade a cultura do carnaval. “O apoio é de poucas pessoas”. “Nosso projeto é tornar a Imperatriz uma empresa. Sabemos que Carnaval não é só amor”, afirmou. Em julho deste ano, Pires quer a Imperatriz toda organizada para o Carnaval 2012. “Hoje estamos com mais técnica. Aprendemos muito. Já realizamos e vamos fazer de novo, em julho deste ano, oficinas gratuitas de Mestre Sala, Porta Bandeira, Ritmista e Passista. Estas oficinas têm apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.

A diretora da Escola de Samba Imperador do Zanaga, Elaine do Nascimento, disse que foi uma alegria ter participado pela primeira vez como agremiação do Carnaval de Americana.

Fonte: Prefeitura de Americana





Deixe seu comentário