Detran muda agendamento de prova prática de CNH em Americana

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai mudar a partir de janeiro o procedimento para o cadastramento de alunos aptos a fazer a prova prática de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O órgão informou que a lista de alunos aptos a fazer a prova de direção deve ser encaminhada à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) com pelo menos uma semana de antecedência pelas autoescolas. No dia 15, o cancelamento da prova de vários alunos gerou revolta em guia de Americana, já que muitos não conseguiram realizar os exames e foram comunicados em última hora. O exame foi o último do ano e está suspenso até o dia 2.

Ontem, o Detran informou que a Associação das Autoescolas de Americana foi comunicada sobre o novo procedimento e deverá repassar a orientação às 18 autoescolas da cidade, que atualmente encaminham a relação dos condutores dois ou três dias antes do teste prático. Segundo o órgão, a medida visa facilitar o fluxo de informações entre as instituições e a Ciretran, assegurando aos alunos o agendamento das provas práticas com mais antecedência. Hoje, os testes teóricos são realizados às segundas e os práticos para carros às quintas-feiras. Às sextas-feiras são os exames práticos para motocicletas, caminhões, ônibus e candidatos com deficiência física.





A Ciretran vai realizar ainda exames práticos adicionais no início de janeiro, para atender os candidatos que encerraram o curso prático nas últimas semanas. “Em caráter excepcional, com o objetivo de atender aos candidatos à categoria B (carro) que encerrarão o curso prático nas duas últimas semanas de 2011, está prevista a aplicação de exames práticos adicionais nas duas primeiras semanas de 2012. O número de provas extras dependerá da quantidade de processos de candidatos enviados pelas autoescolas”, disse em nota o Detran.

A Ciretran tem capacidade para atender 120 candidatos por dia para o teste prático de automóveis. “É importante destacar que, atualmente, não há demanda reprimida em Americana”, afirmou o diretor de condutores do Detran, Denis Rodrigues.

Fonte: Jornal o Liberal





Deixe seu comentário