Inadimplência fica acima da média em Americana

A inadimplência em Americana fechou o ano passado em alta. O número de novas inclusões no sistema do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) cresceu 5,5% em 2012 em relação ao total contabilizado em 2011, resultado acima da média nacional. Segundo dados da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), no último ano houve 42,9 mil novas inserções no cadastro de inadimplentes da cidade. Esse número foi de 40,7 mil há dois anos, segundo a mesma fonte.

De acordo com o advogado Marcelo Fiorani, diretor do SCPC, a elevação do número foi resultado do balanço atípico de 2011, ano considerado “muito bom”, segundo ele, quanto às novas inclusões no sistema. Com isso, “já era esperado que houvesse algum aumento no ano seguinte”, afirmou Fiorani. O volume de vendas, crescente em 2012, também ajudou a aumentar a inadimplência.





A inadimplência de Americana ficou acima da média do país, de 4,5% no ano passado, segundo dados da Boa Vista Serviços, que contabiliza as informações do SCPC nacional. Já o indicador de recuperação de crédito, obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes, cresceu 12,5% no acumulado de 2012 em relação a 2011, também acima da média local.

Por outro lado, os dados do SCPC de 2012 mostraram dois resultados positivos, na avaliação do diretor do órgão. O número de consultas ao sistema caiu 3,8% de um ano para o outro, sendo 566,8 mil em 2012 contra 589,3 mil em 2011. A consulta indica apenas a intenção de compra a prazo ou com cheque.

Além disso, também houve aumento no número de exclusões do SCPC. Os dados representaram que mais pessoas conseguiram “limpar o nome” e saíram da relação de restrições ao crédito. O crescimento foi de 1,5% em relação a 2011, já que no ano passado foram 26,7 mil exclusões contra 26,3 mil no ano anterior. “O crescimento desse item foi pequeno, mas merece ser comemorado, pois mais pessoas conseguiram voltar a ter crédito na praça”, destacou Fiorani.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário