Núcleo de Educação Ambiental tem estudo de plantas medicinais em Jacareí

Nesta quarta-feira (13) acontece mais uma reunião do grupo PAS — Plantas Medicinais, Meio Ambiente e Saúde – no Núcleo de Educação Ambiental. O estudo está aberto aos profissionais de saúde e à comunidade em geral, e para participar não precisa se inscrever previamente. A planta medicinal que será discutida no encontro será a erva de Santa Maria. Os estudos são realizados uma vez por mês, às quartas-feiras, das 14h às 16h.

Farmácia Viva – Dentro do Viveiro Municipal existem canteiros com plantas medicinais como camomila, alecrim e melissa. Essas plantas têm grande valor terapêutico e são muito utilizadas pela população, porém ainda estão sendo feitos estudos rigorosos para comprovação terapêutica e eficácia.
Esse espaço, chamado de Farmácia Viva, foi inaugurado recentemente para receber alunos e a comunidade. O objetivo do local é orientar sobre o uso correto, além de informar os interessados de como é feito o preparo da planta medicinal e a sua indicação.





Histórico – Em fevereiro foi promovido o 1º Workshop de Plantas Medicinais, que teve como objetivo divulgar o uso correto das plantas e como isto tem sido utilizado. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o encontro foi importante para esclarecer como as plantas medicinais devem ser cultivadas e o uso correto de cada uma delas para ter o efeito terapêutico adequado. Em março iniciou o encontro e foi estudada a calêndula.
O Núcleo de Educação Ambiental fica dentro do Viveiro de Jacareí na rua Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande.

Fonte: Prefeitura de Jacareí





Deixe seu comentário