Queda de energia atinge bairros de Americana e Santa Bárbara

Pelo menos dois bairros de Americana, Ipiranga e Jardim Brasília, e um de Santa Bárbara d´Oeste, o Mollon, ficaram cerca de 20 minutos sem energia anteontem à noite, devido à forte chuva que atingiu parte da cidades. Outros bairros tiveram a energia suspensa por pouco tempo, segundo a assessoria de imprensa da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

A queda mais prolongada ocorreu porque um galho atingiu a rede. Nas demais regiões das cidades, o sistema de proteção da subestação suspendeu o fornecimento automaticamente, por quatro minutos, para evitar panes maiores. A suspensão e a volta repentina podem ocasionar danos nos equipamentos elétricos.

Foi o que aconteceu com Telma Barbosa da Silva, dona da sorveteria Ápia, no Parque das Nações, em Americana. Ela disse que, quando a energia voltou, a balança usada em seu comércio queimou. “Agora vou ter que mudar a maneira de cobrar o sorvete, porque não tenho como pesar”, disse.





Segundo o diretor do Procon de Americana, Luís Fernando Feltrin, resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) garante o direito ao consumidor de ser reembolsado pela concessionária local se ficar provado que o dano foi provocado por problemas na rede elétrica. Ele lembra que o cidadão que se sentir lesado deve entrar em contato com a empresa em até 90 dias.

Segundo o Procon, a concessionária deverá abrir processo específico de indenização e terá dez dias corridos para inspecionar o equipamento danificado, ou um dia, se for o caso de equipamentos para acondicionamento de alimentos ou remédios. A empresa deve ainda informar a data e o horário aproximado da inspeção ou disponibilização do equipamento. Caso não ocorra a vistoria, o prazo para resposta será de 15 dias a partir da solicitação do ressarcimento.





Deixe seu comentário