Secretário de Meio Ambiente de Americana participa de abertura da Campanha da Fraternidade 2011

Na noite de ontem (24/02), o secretário de Meio Ambiente da cidade de Americana, Jonas Santarosa, participou da abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta.

No evento, realizado no salão de festas da Igreja Matriz de Santo Antônio, também estiveram presentes o vice-prefeito, Dr. Seme Calil, o coordenador do Programa Carbono Zero, Dorival Scalabrin, o coordenador do Conselho Diocesano de Leigos, Rinaldo Henrique Gachet, e o vereador Celso Zoppi.

Com o objetivo de mostrar para o público a importância da questão ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente levou uma maquete sobre descarte de materiais e foram feitas intervenções no local, como, por exemplo, lixo no chão e galhos secos para representar queimadas.

“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é de suma importância e vem ao encontro das ações que estamos realizando em Americana como, por exemplo, as campanhas educacionais de Meio Ambiente, o Programa Carbono Zero, o Programa Município Verde Azul e a Lei que proibirá o uso de sacolas plásticas a partir do mês de junho”, disse o secretário.





Durante o encontro, Gachet também ministrou uma palestra para discutir questões ligadas ao tema, como queimadas, consumismo, automóveis e mudanças climáticas e chamou atenção do público ao divulgar resultados alarmantes de estudos científicos relacionados ao Meio Ambiente.

“De acordo com estudos científicos, do ano de 1750 a 2006 a temperatura do planeta Terra aumentou 0,7 graus. Contudo, o mesmo estudo aponta que se nada for feito para diminuir a degradação do meio ambiente, de 2006 a 2050 a temperatura terrestre aumentará mais 4,5 graus, o que causará muitos danos aos seres humanos e aos animais que habitam a Terra”, destacou Gachet.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a população brasileira, buscando caminhos para a respectiva solução.

Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha acontece sempre no período da Quaresma, e este ano terá início no dia 9 de março (Quarta-feira de Cinzas).

Fonte: Prefeitura de Americana





Sem respostas

  1. Pingback: Tweets that mention Notícias da cidade de Americana » Secretário de Meio Ambiente de Americana participa de abertura da Campanha da Fraternidade 2011 -- Topsy.com 25 de fevereiro de 2011

Deixe seu comentário