Temporal deixa Americana sem água

O temporal que atingiu a cidade de Americana na noite de sábado (29) provocou falta de energia nas cidades que formam a RPT (Região do Polo Têxtil) – Americana, cidade Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

E a falta de energia elétrica na Estação de Captação de Água de Americana, registrada entre 22 horas de sábado e às 4 horas da madrugada de domingo (30) paralisaram as bombas.

Assim, não houve reserva de água e, por isso, o abastecimento pode ficar comprometido durante todo o domingo.

“Como ontem (sábado) foi um dia de muito calor, o consumo de água foi bastante alto. A reservação que deveria acontecer à noite não ocorreu. Os reservatórios em toda a cidade começaram a ser abastecidos na manhã de hoje (domingo) e ainda não estão em níveis satisfatórios”, informou o diretor do DAE, Rumoaldo José Kokol em nota no site oficial da Prefeitura.

Segundo Kokol, é importante agora evitar o desperdício, não lavar calçadas e carros, por exemplo, para que não falte água em nenhum bairro da cidade.

Parque Ecológico fecha

Também por conta do temporal, o Parque Ecológico de Americana ficará fechado neste domingo.

Quinze árvores foram derrubadas pelo vento forte, mas nenhum recinto foi atingido, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

O zoo será reaberto na terça-feira.

A Unidade de Parques e Jardins informou que em toda a cidade o vendaval derrubou 55 árvores, quatro delas caíram em cima de carros e outras cinco sobre casas.





De acordo com a Defesa Civil, choveu 15 milímetros na noite de sábado.

Nova Odessa também sem água

A exemplo do que ocorre em Americana, a população de Nova Odessa também teve o abastecimento de água prejudicado neste domingo (30).

O motivo foi o mesmo. A falta de energia elétrica na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa impossibilitou o bombeamento de água tratada para o reservatório principal, de 5 milhões de litros (situado ao lado da própria Estação de Tratamento) nem para o Sistema Klavin.

Equipes da CPFL foram acionadas e trabalham para restabelecer o fornecimento de energia para o sistema de distribuição de água tratada da cidade.

Por enquanto, a Coden está impossibilitada de bombear a água tratada para os bairros, e por isso as redes das ruas da maioria dos bairros de Nova Odessa estão sem pressão.

A Coden também não tem como bombear água bruta (sem tratamento) da ECA (Estação de Captação de Água) das Represas Lopes até a ETA do Bela Vista.

A expectativa é que sejam necessárias até 24 horas após o religamento da energia para que as redes dos bairros voltem a ter pressão.

A exceção fica por conta de bairros como o Centro, o Jardim Santa Rosa e o Jardim Bela Vista, onde a água tratada na ETA chega sem a necessidade de bombeamento.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário