Americana: Com mudança, albergues atenderão apenas casos de proteção ao cidadão

A partir do primeiro dia de 2012, o sistema no CAM (Centro de Atendimento ao Migrante) da cidade de Americana mudará radicalmente sua forma de atendimento. Em cumprimento à resolução 109 da nova cartilha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no ano que vem os albergues poderão atender apenas casos de proteção ao cidadão.

Segundo a resolução, apenas casos de egressos de penitenciárias, adolescentes em risco e outros de proteção policial, por exemplo, serão atendidos nos abrigos da região. “Hoje, o CAM funciona como um hotel. A pessoa chega, apresenta um documento e pode pernoitar e comer na unidade. Com a nova resolução, isso não acontecerá mais”, afirmou o assistente social do CAM, Antonio Carlos Zanóbia.





De acordo com ele, o atual sistema não consegue reintegrar o morador de rua novamente na sociedade. “Para as pessoas que se acostumaram com este tipo de vida fica mais fácil. Se ele comer no abrigo, economiza cerca de R$ 6 por dia. Para pernoitar em um hotel barato, não fica menos que R$ 25. Compensa levar uma vida assim”, ressaltou Zanóbia.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário