Americana: Demora provoca desistência de cartão da integração

A longa fila e a consequente demora em realizar o cadastro do cartão do transporte coletivo, em guia Americana, fez com que usuários desistissem da medida, obrigatória para concretizar a integração das linhas. Em função da demora, um passageiro ouvido pelo Liberal preferiu pagar em dinheiro a tarifa.

Outro usuário afirmou que desistiu após ficar cerca de 1h30min na fila. O comando da Mais Americana, empresa que gerencia a integração, afirmou que a demora acontece por que os usuários perceberam a importância do cartão.

“Fui fazer o cartão na segunda-feira à tarde e simplesmente havia umas 30 ou 40 pessoas na fila e apenas duas atendentes. Cada atendimento demora, em média, 15 minutos. Acabei desistindo e estou pagando em dinheiro”, afirmou a professora Juliana Muniz Pereira, de 30 anos. “As pessoas estão totalmente perdidas. Pego ônibus às 6h e o terminal está lotado”.

O também professor Geraldo Rondeli, de 59 anos, desistiu de fazer o cadastro, após ficar carca de 1h30min na fila. De acordo com ele, poucas atendentes estão realizando o cadastro, fato que contribui para a demora.

“Não fiquei na fila. Estava demorando muito. Muita gente aglomerada e poucos trabalhando. Continuo sem o cartão, infelizmente”, afirmou. A reportagem do LIBERAL esteve na sede da Mais Americana na tarde de ontem e pelo menos 20 pessoas aguardavam para fazer o cadastro.

Explicação

O diretor da Mais Americana, Fabiano Botelho, afirmou ontem que os usuários perceberam a importância da retirada do cartão e, em função disso, houve um aumento na procura.





Segundo ele, a empresa está atendendo também aos sábados. “As pessoas estão procurando mais a empresa para realizar o cadastro. Isso é normal. Hoje, por exemplo, houve um problema na internet e ficamos sem realizar os cadastros. Outra medida tomada foi funcionar aos sábados”, explicou Botelho.

Vereador quer mais meia hora de integração

O presidente da Comissão de Acompanhamento do Transporte Coletivo da Câmara de Americana e líder do governo Diego De Nadai (PSDB), Luiz Antonio Crivelari (PSD), propôs ontem durante a sessão que a Administração aumente o prazo da integração do transporte de 1h para 1h30, pelo menos no início do sistema.

Além disso, o parlamentar afirmou que a Secretaria de Transportes e Sistema Viário pediu um prazo de 20 ou 30 dias para que a integração seja ajustada. Um relatório será elaborado pela comissão em relação aos principais pontos da integração.

A proposta foi feita por Crivelari após o vereador Marco Antonio Jorge (PDT) propor que as empresas VPT (Viação Princesa Tecelã) e VCA (Viação Cidade de Americana) deixassem de realizar a segunda cobrança após expirar o prazo de uma hora.

“Essa proposta do vereador não pode ser implantada. O que eu acho coerente é aumentar para 1h30 o tempo de integração. Isso pode ser proposto à secretaria”, afirmou Crivelari.

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) afirmou que deve estar acontecendo um boicote por parte das empresas. “As empresas não estão colaborando. Deve estar acontecendo um boicote com diminuição de ônibus com vistas ao aumento da tarifa”, disse o parlamentar.

Fonte: Jornal O Liberal





1 resposta

  1. Edio Cardoso 27 de março de 2012

Deixe seu comentário