‘Americana Mostra’: encontrando o seu espaço

Todo grupo de MPB (música popular brasileira) quando é formado vive um dilema: como encontrar lugares para tocar num período em que gêneros populares como pagode, sertanejo e pop não param de crescer? O grupo Magia do Som, que começou as atividades no ano passado em guia Americana, descobriu a fórmula, e a receita é simples.

Já que a competição com as músicas do momento é quase desleal, os americanenses transformaram a banda em empresa e passaram a investir em apresentações em casamentos, eventos beneficentes e festas culturais, como o “Americana Mostra 2012”. Nesta noite, às 20h, eles fazem show na Associação Cultural Fábrica das Artes.

O grupo é formado pelos integrantes: Clayton Prado (vocal e violino), Simone Cunha (piano) e Elaine Prado (flauta transversal).

Dependendo dos shows, porém, a equipe aumenta, com a contratação de músicos e de corais. Na apresentação de hoje um coral estará presente, além de músicos convidados que tocarão flauta, saxofone e violoncelo, juntamente com os instrumentos dos integrantes originais do Magia do Som.

Com apenas um ano de estrada, os americanenses sofreram no início até encontrar a fórmula para o sucesso.

“Hoje em dia tem muitos cantores bons de MPB, mas pouco espaço, pois a maior parte do público prefere o sertanejo, o forró ou a música pop. Sendo assim, passamos a deixar de lado a luta para tocar nos bares e boates para nos apresentarmos nos casamentos e formaturas, onde ganhamos um bom dinheiro e podemos ter no show o repertório que a gente gosta de fazer, com mais clássicos”, afirma o vocalista Clayton Prado.





A eclética banda toca desde Tom Jobim até tango, música italiana, castelhana e americana.

Desigualdade

A ideia de apostar nos eventos deu certo e o grupo tem agenda cheia até 2013, segundo Prado. Para ele, a concorrência existente na música é complexa como as desigualdades sociais da humanidade.

“Não tenho nada contra os sucessos de hoje em dia, mas lamento que por causa disso outros estilos estão em baixa. É igual a sociedade. O problema não é que existem ricos, mas sim que existem muitos pobres. O ideal era que essa música de hoje em dia pudesse ter o sucesso que tem, mas sem que por causa disso a música contemporânea e erudita ficasse de lado”, observa.

ACONTECE: A apresentação musical do grupo Magia do Som será realizada hoje a partir das 20h, com censura livre. Como em todos os eventos do “Americana Mostra 2012”, o público receberá antes da atração um “ticket cultura” e, ao término da apresentação, paga o quanto acha justo pelo que viu. A Associação Cultural Fábrica das Artes fica na Rua Cícero Jones, 146, Vila Rehder. Mais informações pelo site fabricadasartes.art.br.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário