Americana recebe certificação ambiental

“O Município Verde Azul transformou o estado de São Paulo nesses últimos cinco anos por meio da gestão ambiental compartilhada”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas na divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2012, durante o V Encontro Estadual Município Verde Azul.

Lançado em junho de 2007, o programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Com o lema uma ação local por uma causa global, a equipe do programa avaliou o desempenho dos municípios em dez diretivas, em áreas como educação ambiental, planejamento urbano, plano de resíduos sólidos e conselho de meio ambiente.

Ao todo, 371 cidades participaram voluntariamente do programa e 134 receberam a certificação de município modelo na área ambiental. Entre elas, os destaques foram as 10 primeiras colocadas, principalmente Sorocaba (2ª colocada) e a cidade de Botucatu (1ª colocada com 97,26 pontos). Também receberam menção especial as 19 cidades melhores colocadas de acordo com a bacia hidrográfica a que pertencem. Além de receberem o certificado, o governo estadual, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, premiará os municípios com equipamentos para a gestão ambiental.





Estiveram presentes na premiação, além do secretário de meio ambiente de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e outros parlamentares.

De acordo com o levantamento apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente, o Município Verde Azul tem ajudado na melhoria ambiental do estado e o papel dos gestores ambientais tem ganhado cada vez mais destaque neste trabalho.

Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas.

Confira a pontuação da sua cidade:

Pontuação – 86,02
Classificação: 68ª Posição

Fonte: Portal do Governo do Estado





Deixe seu comentário