Americana: Saúde qualifica entidades como Organização Social

A Secretaria de Saúde de Americana qualificou entidades sem fins lucrativos como Organização Social (OS). A classificação é em cumprimento ao decreto 8.708, de 30 de novembro de 2010.

O edital de entidades sem fins lucrativos que foram qualificadas como Organização Social (OS) vai ser publicado amanhã. As entidades qualificadas são: Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) – constituída pelos membros da antiga Congregação da Escola Paulista de Medicina, o atual Conselho Universitário da UNIFESP; Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) – com Cooperação Técnica e Institucional do Hospital Albert Einstein; e a Associação de Saúde da Família (ASF), cujo conselho administrativo é composto pelo Dr. Adib Domingos Jatene, ex-ministro da Saúde.

O Comunicado de Interesse Público também está sendo publicado. Nele, será apresentado o objeto de parceria que a Secretaria de Saúde pretende firmar, com a descrição das atividades que deverão ser promovidas e/ou fomentadas e os respectivos equipamentos e serviços. Havendo OSs interessadas, a Secretaria de Saúde procederá a análise da adequação do programa de trabalho e do cumprimento dos requisitos exigidos para a celebração do contrato de gestão.

Os prontos atendimentos do Parque Gramado, Vila Mathiensen, Zanaga e São José, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Jardim mais as Unidades Básicas de Saúde do Parque Gramado, Vila Mathiensen e Jardim São José, a Estratégia Saúde da Família do Jardim São Paulo e o Núcleo de Especialidades serão gerenciados por uma Organização Social.





Nas unidades de saúde já existentes, hoje, o maior problema está na contratação de médicos e de especialistas. Com elas sendo gerenciadas por uma OS, isso não vai mais acontecer. Cabe à OS a contratação dos médicos como também a manutenção predial e a compra de equipamentos.

A UPA está em construção e precisará ser equipada e ter funcionários contratados assim como a Estratégia de Saúde da Família no Jardim São Paulo, cujas obras estão na fase final. No local, além de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas haverá atendimento com geriatra, sendo a referência municipal em Geriatria.

Na avaliação do secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, o gerenciamento feito por uma OS no Núcleo de Especialidades e em todos os prontos atendimentos e das demais unidades já citadas vai garantir a população e aos funcionários um atendimento e um local de trabalho digno. “Com a vinda da OS, a população contará com mais médicos e um melhor atendimento. A OS tem meta a ser cumprida e cabe a ela também fazer a manutenção predial, comprar equipamentos e contratar novos profissionais. Tudo isso traz mais conforto aos funcionários dessas unidades de saúde que terão um local e equipamentos adequados para trabalhar”, disse.

Fonte: Prefeitura de Americana





Deixe seu comentário