Em Americana, Justiça concede liminar à Usina Ester

A Justiça ignorou a manifestação realizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na sexta-feira com o intuito de sensibilizar o juizado em relação à necessidade de assentar as famílias acampadas no Sítio Boa Vista, em Encontra Americana, e concedeu nova liminar favorável à Usina Açucarei Ester S.A que detém a posse das terra para o plantio de cana-de-açúcar. O MST pediu ao juiz que aguardasse a reunião realizada ontem com a superintendência nacional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) antes de decidir sobre o pedido de liminar, fato que não aconteceu.

Apesar da decisão favorável à usina, o comando da PM (Polícia Militar) disse que a reintegração de posse ainda terá que ser planejada. Com isso, as famílias poderão ficar por algum tempo na região. “A decisão foi publicada na sexta-feira em nosso favor e ontem um oficial do Fórum foi até local para constatar que às famílias continuam nas terras”, afirmou a advogada da usina, Mônica Malvezzi.





Segundo o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Americana, Mauro Luchiari Júnior, a PM já foi notificada pela Justiça, contudo, a ação de reintegração ainda não tem data definida. “Já fomos informados, contudo, agora teremos que organizar várias reuniões com o próprio movimento, com órgãos da Prefeitura, além de fazer o planejamento estratégico da ação de reintegração. Por isso, não temos uma data definida”, disse.

MST
O coordenador do MST, Rodrigo Lima, disse que o movimento ainda aguarda um posicionamento contundente por parte do Incra e reiterou que as terras são usadas irregularmente pela usina. “A usina diz que se trata da Fazenda Salto Grande. O acampamento não está na tal fazenda. É outra terra. Isso está muito claro em um parecer da promotoria. Mas esperamos um argumento ainda mais claro por parte do Incra”, afirmou o coordenador. O movimento diz que vai recorrer da decisão favorável à usina.

Fonte: Jornal o Liberal





Deixe seu comentário