A Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Associação Barco Escola da Natureza realizou ontem uma ação no calçadão de Americana para conscientizar a população sobre a proibição do uso de sacolas plásticas nos supermercados da cidade.
Com o tema “Chega de sufocar o planeta”, integrantes da entidade entregaram panfletos à população para informar que no dia 05 de junho, a cidade de Americana irá eliminar o uso e deixar de distribuir sacolas plásticas tradicionais.
De acordo com um dos idealizadores da campanha, Carlos Alberto Trinca, representante da Solam (Soluções Ambientais e Segurança do Trabalho), a cidade deixará de consumir 60 toneladas de sacolas por mês.
A campanha de conscientização acontece desde o dia 5 do mês passado e já esteve em vários pontos da cidade, segundo o representante da Oscip, Lucas Felipe de Oliveira. “No total, 2700 pessoas já foram abordadas. A expectativa neste sábado é de pelo menos 500 pessoas recebam os panfletos”, explicou.
Segundo ele, o principal objetivo é reforçar a data em que as sacolas serão abolidas. “A população já está ciente de que a medida irá acontecer na cidade, mas não estão sabendo muito bem a data e por isso estamos entregando os panfletos”.
Um ônibus da Oscip, o Ecobus, com fotos dos projetos ambientais desenvolvidos pela entidade também estava disponível para visitação das pessoas que passaram pelo calçadão.
Para o metalúrgico Luciano de Oliveira, de 36 anos, é boa a iniciativa de extinguir as sacolas. “Concordo com a medida. Acho que é bom para preservação do meio ambiente”, declarou. Oliveira disse que já possui algumas unidades das sacolas retornáveis para utilizar em suas compras.
A auxiliar administrativo Naiara de Oliveira, de 24 anos, compartilha da mesma opinião. “É uma ótima ideia abolir o uso porque não prejudica mais a natureza. Como alternativa irei usar as sacolas biodegradáveis, que inclusive, eu já tenho em casa”, disse.
Os próximos pontos onde a entrega de panfletos vai acontecer será no bairro Cidade Jardim, no dia primeiro de junho e no Bairro Santa Catarina, no dia 4.
Fonte: Jornal O Liberal