Programa Vida Livre do Tabaco atende em duas unidades de saúde de Americana

Para reforçar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e combater o uso do tabaco, a Secretaria de Saúde está, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – celebrado em 29 de agosto – divulgando o Programa Vida Livre do Tabaco.

As pessoas que querem parar de fumar têm duas unidades de saúde para procurar e iniciar o tratamento. São três grupos disponíveis, dois no Centro de Atenção Psicossocial (segunda-feira, às 13h30 e sexta-feira, às 14 horas) e um na unidade de saúde da família do Jardim América, próximo a Praia Azul, (sexta-feira, às 7h30).

Os interessados podem comparecer nessas unidades no dia dos encontros. O CAPS está localizado na Rua Florindo Cibin, 740 e a unidade de saúde do Jardim América na Rua Caminho da Servidão, 260. “Eles receberão as primeiras orientações sobre os malefícios causados pelo cigarro que é a principal causa de morte evitável no mundo”, informou o psicólogo coordenador do Programa Vida Livre do Tabaco,Tadeu Donizete Leite.

O tratamento dura três meses e é feito com uso de medicamentos – quando necessário – e suporte aos grupos psicoterápicos através de reuniões semanais. “Em média, entre 30 a 40% das pessoas que frequentam os nossos grupos conseguem parar de fumar. Hoje, 60 pacientes estão em acompanhamento”, disse.

No Vida Livre do Tabaco o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar – capacitada pelo CRATOD (Centro de Referência para Tratamento de álcool, Tabaco e Outras Drogas) – composta por médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutica, entre outros, que realizam o tratamento psicoterápico e medicamentoso de acordo com avaliação individual.





Entre junho de 2006 e junho de 2013 o Vida Livre do Tabaco atendeu 5214 pacientes em atividades motivacionais, ações terapêuticas e consultas médicas. Desse total, 2008 pessoas participaram ativamente do grupo terapêutico e 38% conseguiram abster-se do tabaco após um ano de tratamento, ficando acima da média nacional, que é de 29% a 30%.

Em março de 2013, o Vida Livre do Tabaco foi credenciado junto a Direção Regional de Saúde de Campinas, Coordenadoria Estadual de Controle do Tabagismo e junto ao Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão responsável pelo controle nacional do tabagismo no Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Com isso, Americana passará a receber do Ministério da Saúde os remédios necessários para fornecer aos pacientes que estão em tratamento.

Dia Nacional de Combate ao Fumo
Além de divulgar as ações do Vida Livre do Tabaco, a Secretaria de Saúde em parceria com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas e outras Drogas) promove no dia 29 de agosto uma caminhada com saída da Praça Comendador Müller, passando pela Av. Antonio Lobo e com destino ao Welcome Center. A ação faz parte também do Seminário Municipal de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas que acontece entre os dias 26 e 29 de agosto, na Câmara Municipal e está sendo promovido pela Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano e pelo COMAD

Fonte: Prefeitura Americana





Deixe seu comentário