A Secretaria de Educação admitiu ontem a falta de merendeiras e inspetores de alunos em escolas da rede municipal de guia Americana. E afirmou que a Pasta está realizando um levantamento sobre o número de servidores que faltam em cada unidade.
O secretário, Luciano Corrêa, afirmou que a intenção é padronizar o número de merendeiras e inspetores nas escolas, com cálculo baseado no número de alunos. Esta semana, um grupo de mães do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) da Cidade Jardim, relatou que faltam cinco merendeiras.
As mães reclamaram que souberam em reunião que são oito vagas de merendeiras e apenas três estão trabalhando e fazem três refeições para 500 crianças. São apenas três inspetoras que estão na ativa na unidade, o que significa uma média de uma para cada 166 crianças.
Corrêa justificou que muitas profissionais da carreira estão no funcionalismo público há muitos anos e em virtude disso ocorrem as saídas por licença ou aposentadorias.
“Antes mesmo dessa reclamação e reunião que houve com as mães (Ciep Cidade Jardim) nós já estávamos desenvolvendo um estudo para detectar qual a nossa carência na questão das merendeiras e dos inspetores de aluno.
O nosso quadro de cozinheiras é um quadro com pessoal que já tem muitos anos de casa e estão ocorrendo muitas aposentadorias, licenças por doenças e também em alguns casos até falecimento. A partir desse estudo vamos fazer a readequação e a contratação de novos funcionários a curto e médio prazo”, afirmou.
Fonte: Jornal O Liberal