Três vereadores de Americana já gastaram 93% do limite

Os três vereadores que ocupam as primeiras posições no ranking de gastos dos gabinetes da Câmara de Americana já atingiram juntos, em média, 93% do limite total de despesas estabelecido para cada parlamentar no ano. A Câmara divulgou ontem o relatório de gastos dos gabinetes dos vereadores até outubro.

O orçamento destinado aos gabinetes e os contratos de telefonia da Câmara, alvos de reclamação daqueles que gastam mais, deverão ser temas em pauta para os candidatos à Presidência da Câmara para o próximo biênio, cuja votação será na sessão do dia 16 de dezembro.

Com apenas dois meses para equilibrar as finanças, dificilmente os três vereadores conseguirão se manter abaixo do limite, que está previsto em R$ 9.450 no ano. Com isso, no ano que vem, a diferença de valores será descontada dos subsídios dos parlamentares.

O vereador Valdecir Duzzi (PSDB), que é o campeão de gastos desde o início do ano, defendeu que o futuro presidente da Câmara deverá rever o contrato de telefonia celular. Ele reclama que, após o processo conduzido pelo atual presidente, Cauê Macris (PSDB), o valor cobrado pelo minuto subiu muito. “Como é possível gastar R$ 787 (limite mensal) com três celulares, telefone fixo, correspondência e todo o trabalho de prestação de contas para a população?”, questionou.





Ele disse que uma possível adequação no valor estabelecido para cada gabinete deve ser discutida com todos os vereadores. O limite não sofre reajuste desde a legislatura anterior.

Duzzi justificou que, no início do ano, fez um trabalho de prestação de contas que elevou o gasto do gabinete. Além disso, ele lembrou que não paralisou as atividades no período de recesso, no meio do ano. “Uma coisa é uso e outra é abuso e abuso eu nunca cometi”, afirmou. O parlamentar já atingiu 97% do limite de gastos. “Se precisar pagar do meu bolso para atender a população, eu pagarei”, afirmou.

O segundo colocado no ranking dos gastos, Marco Antonio Alves Jorge (PDT), também disse que pagará sem problemas. “Pago do meu bolso, mas não vou deixar de dar atenção para ninguém”, garantiu. “Eu fico 24 horas por dia ligado”.

Ele também defendeu que a próxima Mesa Diretora da Câmara deve batalhar para baixar o preço do telefone. “A próxima Mesa tem que ter em pauta a melhoria dos serviços prestados à população para garantir que os vereadores trabalhem e economizem dinheiro público”, avaliou. “Esses relatórios de gastos só apontam que esse assunto tem que ser tratado com responsabilidade”.

A reportagem não conseguiu contato ontem com o vereador Paulo Sérgio Vieira Neves (PSC), que ficou com a terceira colocação.

Fonte: O Liberal





Deixe seu comentário