Estreia de integração é marcada por falhas e queixas em Americana

A integração do transporte coletivo começou ontem em guia de Americana com muitos problemas. Além do desconhecimento de passageiros quanto às mudanças das linhas e da forma de se integrar ao sistema, quem tinha o cartão alegou falhas e até a cobrança equivocada das passagens, que se repetiu a cada nova condução.

O sistema prevê que o usuário portador do cartão pode utilizar, no sentido origem/destino, até três ônibus, durante uma hora, pagando apenas uma tarifa. A Secretaria de Transportes e Sistema Viário (Setransv) prometeu ressarcir as pessoas que se sentiram lesadas.

No Terminal Urbano Central o cenário foi de muitas pessoas confusas com o novo sistema e muito trabalho para uma equipe de fiscais de linha que estava no local para tirar dúvidas dos passageiros.

“Isso não foi bem esclarecido e está muito obscuro. Eu não sei o quanto tenho que pagar e até onde posso ir. Deviam ter espalhado panfletos e ter divulgado nas rádios”, afirmou a aposentada Neide Laurindo, de 58 anos.

A reportagem do LIBERAL tentou conversar com um dos fiscais de linha, porém eles disseram não estar autorizados a conceder entrevistas.

Os problemas do transporte coletivo na cidade fizeram a funcionária pública Camila Medeiros, de 23 anos, optar por não aderir ao sistema.

“Não tenho o cartão e pelo que eu li da proposta não achei boa, porque a gente já fica muito tempo no ponto de ônibus esperando ele chegar, e dependendo do bairro que vamos, é impossível usar estas três conduções em menos de uma hora. Não é funcional esse cartão”, conta ela, mesmo fazendo parte do grupo dos cerca de 30% dos 40 mil passageiros de Americana que utilizam mais de uma condução diariamente, segundo estimativa da Setransv.





Uma falha no cartão prejudicou boa parte dos passageiros neste sábado. O sistema acabou cobrando equivocadamente a cada nova condução, enquanto a promessa era de que os usuários pagariam somente uma tarifa no período de uma hora, podendo utilizar até três ônibus.

“Peguei a primeira condução no Nova Carioba até o Terminal e cobrou normal. O problema é que quando peguei o segundo ônibus, foi descontado o valor de novo do meu cartão. Talvez eu até deixaria passar batido, mas isso tinha acontecido com todas as pessoas do ônibus, que estavam reclamando muito, aí percebi”, disse a operadora de telemarketing Edna Assis, de 45 anos.

O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, prometeu que todas as pessoas que se sentiram lesadas com o erro serão ressarcidas.

“No cartão é possível levantar qual foi a hora que a pessoa usou, sendo assim, se os números baterem com o que ela falou, serão ressarcidas. Não vamos reembolsar em dinheiro, mas sim acrescentar no cartão o valor que a pessoa perdeu”, comentou o secretário, que revelou que o primeiro dia do novo sistema registrou até menos problemas do que esperava.

Segundo ele, a previsão é de que somente em 30 dias os passageiros estarão totalmente adaptados e com amplo conhecimento sobre o novo sistema.

As pessoas que se sentiram lesadas devem comparecer na gestora que gerencia o sistema, a Mais Americana, mesmo local onde os interessados em aderir ao sistema integração podem se cadastrar gratuitamente.

O endereço é Rua Sete de Setembro, 430, sala 23, Centro. O espaço atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Fonte: Jornal O Liberal





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